sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Converse, ajude se possível, mas não invada!

 Nós gostamos, nos sentimos bem quando ajudamos o outro (não é assim?). Mas ás vezes, percebemos que a pessoa está mal, mas temos medo de tentar ajudar e acabar não ajudando ou sendo invasivos... Aí vão algumas dicas de como ajudar alguém a resolver um problema sem invadir a pessoa, com base na minha experiência de vida. (e no que eu penso).

- Respeite: Não invada. Deixe que a pessoa se abra com você no tempo dela. E principalmente RESPEITE: Não julgue o que você não sabe, nem menospreze o sentimento de ninguém. Cada sabe da dor que tem e o que carrega. Não devemos julgar ninguém, pois não vivemos a vida do outro.

- Não pressione demais: Se por exemplo, sua amiga está se sentindo mal por estar a cima do peso, não fique dizendo que ela tem que emagrecer, fazer dieta, porque ela já sabe disso. Algumas pessoas sabem li dar bem com a pressão, outras acabam ficando mais ansiosas e isso acaba deixando-as menos produtivas.

 - Saiba ouvir: Ás vezes tudo que a pessoa precisa é de alguém pra desabafar. Olhe nos olhos, preste atenção no que ela diz, mostre que se importa.

 - Dê um abraço, se sentir a vontade pra fazer isso: Um abraço é ótimo para aliviar as tensões e fazer com que nos sintamos melhor. Mas somente dê um abraço, se ele for sincero e de boa vontade.

- Seja verdadeiro: Não finja ser o amigo que você não é, não faça elogios que não sejam verdade, nem críticas destrutivas.

- Não banque o especialista que você não é: Você pode sim dar uns "toques", fazer críticas construtivas. Mas lembre-se: Você não é o analista da pessoa!

- Colocar-se no lugar do outro é o melhor exercício de empatia.

 Espero ter ajudado! Beijoos.


Um comentário:

  1. gostei do post é uma pena as pessoas terem a tendencia de fazer tudo ao contrario...

    bj sucesso

    Nutrindoabeleza.com.br

    ResponderExcluir